Comprar vestido de Noiva no Exterior – Prós e Contras

comprar vestido de noiva no exteriorComprar vestido de noiva no exterior, é ou não é uma boa opção?
Aqui nesse post o SOS Noiva coloca todos os prós e contras de se comprar um vestido de noiva no exterior e deixa que vocês tirem as próprias conclusões baseadas nesses pontos.

Prós de comprar vestido de noiva no exterior:

Não é novidade para ninguém que no exterior encontramos uma vastíssima variedade de marcas, e consequentemente modelos diferentes, isso com certeza vai ampliar seu leque de opções, e facilitar encontrar o vestido de noiva dos seus sonhos. O mercado nacional tem excelentes opções, as marcas brasileiras estão cada vez se destacando mais, mas Nova Iorque, Milão, e Paris ainda são referência quando se fala no assunto vestido de noiva.
Em Nova Iorque eu conheci lojas de vestidos de noivas gigantes, com vários corredores enormes um para cada estilista, é de enlouquecer!!!

Inovação sempre, o mercado de moda Brasileiro e seus estilistas se inspiram muito nas marcas e coleções estrangeiras (claro que temos exceções), por isso se você é uma noiva antenada com a moda e quer inovar, compre seu vestido no exterior e você com certeza será uma noiva atual, afinal o que se compra hoje no exterior é o que vai estar amanhã nas vitrines do Brasil.

O preço, acredito que por essa grande concorrência que existe no exterior, com muito mais boas marcas disputando um espaço no mercado, o preço dos vestidos acaba sendo bem mais acessível que no Brasil, e isso tem atraído muitas noivas para comprar seu vestido de noiva no exterior.
Em Nova Iorque por exemplo existem vários outlets de vestidos de grife por um valor muito abaixo, e você consegue peças exclusivas com valores realmente atrativos!

Por último, o glamour de comprar vestido de noiva no exterior, o que para mim não faz a MÍNIMA DIFERENÇA, mas para algumas pessoas pode fazer.

 

Contras, comprar vestido de noiva no exterior:

O real está desvalorizado, sim isso faz toda diferença, afinal o dólar ou euro vai pesar muito mais no seu bolso, faça sempre as contas contando com a cotação do momento, e com o dinheiro que você inevitavelmente perde ao fazer câmbio, as vezes o barato sai caro, e a compra do vestido de noiva no exterior pode não ser tão negócio bom quanto parece.

Além do câmbio, temos que levar em consideração as taxas de praxe quando se trata de compras internacionais, como IOF e outros impostos, isso pode variar inclusive dependendo o estado que você comprar, em Nova Iorque por exemplo se aplicam taxas diferentes de Boston, mesmo sendo mesmo pais, as taxas geralmente variam de um estado para o outro.
todas essas taxas e impostos vão interferir no valor final do seu vestido, faça muito bem as contas para saber se realmente vale a pena comprar vestido de noiva no exterior.

Em muitas lojas o vestido precisa ser encomendado, outro ponto que pode acarretar mais gastos já que na maioria das vezes as viagens ao exterior não são tão longas, e você pode precisar voltar ou pagar um frete não muito barato para receber seu vestido de noiva.

E alfândega, como funciona? Vestido de noiva é taxado na alfândega?
Sim, com certeza! O vestido de noiva, apesar de ser uma peça de vestuário, não é vista como peça de uso pessoal na mala, afinal ninguém sai por aí usando vestido de noiva todos os dias, e se você comprar um vestido de noiva no exterior tem que estar preparado para pagar a taxa de alfândega ao chegar no Brasil, que se for declarada certinho (faça isso) é de 60% do valor pago no vestido, se você não declarar, esse valor sobe para 100% do valor.
Lembre-se de sempre levar nota fiscal junto, assim a taxa será aplicada baseada no valor da nota, ou eles podem estipular uma valor e aí pode fica muito mais caro.
Você só não paga taxa de alfândega no seu vestido de noiva  se o mesmo não passar da sua cota de compras no exterior, ou seja 500USD, lembre-se que esse é o valor total que você pode comprar na sua viagem, incluindo outras coisas que você queira comprar.
Ou se você se casar no exterior e usar o vestido, isso pode ser provado por meio de fotos e certidão de casamento.
+ infos nesse link: Regras de taxas alfândegarias

As brasileiras tem um biotipo muito particular, e os vestidos de noiva vendidos no exterior sempre precisam de ajustes para nós. Ajustes são cobrados por aqui, mesmo que sejam feitos na loja que você comprou o vestido, e costumam demorar muito, por isso se sua viagem é curta, você terá que encontrar alguém no Brasil para fazer os ajustes, o que não é uma tarefa tão fácil, e muito menos barata, coloque isso na conta caso decida comprar vestido de noiva no exterior.
O meu ficou 350USD para ajustar e demorou 4 semanas (e esse foi um dos melhores prazos que consegui, a maioria das oficinas de alterações e lojas pedem no mínimo 6 semanas).

Diferente de quando você compra o seu vestido em um ateliê ele não chegará para você passadinho e pronto para usar, como ele vai todo amassado na mala, você terá que encontrar uma lavanderia especializada para deixa-lo perfeito para o grande dia, como eu precisei desse serviço há pouco tempo, informo que os valores cobrados variam de R$200,00 a R$800,00, e por favor, não tente fazer isso em casa, pode ser um desastre!!!
E depois de usá-l0 mais uma vez esse custo, afinal ele vai estar sujo para ser guardado ou vendido.

Opinião no SOS Noiva sobre Comprar Vestido de noiva no exterior.

Bom, eu não tive muita escolha, como algumas de vocês sabem, eu moro nos EUA, e para mim ficou muito mais fácil comprar um vestido aqui mesmo, por causa de provas, ajuste e etc,  mas confesso que se morasse no Brasil provavelmente compraria meu vestido aí mesmo.
Explico os motivos: Acho muito mais prático você comprar ou alugar,  e pegar o seu vestido pronto para usar, ajustado, limpo e passado, sem se preocupar com todos esses detalhes, além de ter alguém do próprio atêlie para te ajudar a se vestir no dia, o que pode ser bem útil.
No fim das contas com todos os gastos paralelos, na minha opinião os valores acabam empatando, e se você for viajar exclusivamente para comprar vestido de noiva no exterior, acredito que fica até mais caro.
Além disso no Brasil temos excelentes profissionais que tem a cada dia apresentados coleções encantadoras de vestido de noiva, e com a cara do nosso Brasil, sou até suspeita para falar pois eu amo moda brasileira.
Bom, mas esse é meu ponto de vista, coloquei acima todos os prós e contras, para que você mesma possa chegar a uma opinião se vale a pena ou não comprar vestido de noiva no exterior.

Comenta aí vai, o que você acha???

Au revoir!

Comments

comments

Deixe uma resposta