Depressão Pós Casamento – Cuidado com ela

depressao pos casamento sos noivaO post de hoje abre mais um tópico que vou começar a tratar aqui no blog, a vida de casado de fato.
Sinto muito de já abrir essa seção com uma pauta tão pesada a “Depressão pós casamento”, mas sinto que é necessário, afinal esse é um dos primeiros problemas que um casal pode enfrentar no início da vida a dois.
Muitos podem achar bobagem, frescura, mimimi, afinal como pode alguém que acaba de realizar um grande sonho, depois de uma festa maravilhosa, estar assim?
Mas a depressão pós casamento existe sim, e os psicólogos explicam as causas possíveis desse problema.

Planejar um casamento é um tarefa árdua, e principalmente as noivas iniciam praticamente uma nova rotina, cheia de pesquisas, reuniões, contratos, dúvidas, degustações, angústias, alegrias, ansiedade, euforia, ufa, é tanta coisa!
Fato é que no período de organização de um casamento as noivas mudam suas vidas completamente, envolvidas nesse mundo por meses, e quando aí finalmente chega o grande dia, e tudo acontece como o planejado, (ou não, o que pode ser ainda pior!) muitas caem numa angústia profunda, um vazio enorme, tristeza sem explicação, dificuldade em lidar com a realidade, sensação de que há algo faltando, e tudo isso somado a uma nova vida, onde você terá que lidar com novos hábitos de uma pessoa que por mais que você conheça, foi criada em um diferente meio, o que deveria ser só o início de um sonho, pode se tornar um pesadelo, a depressão pós casamento.

Psicólogos afirmam que esse problema é até bastante comum nas recém casadas, uma vez que as noivas se preocupam absurdamente com os preparativos do grande dia, e acabam deixando de pensar e planejar o casamento em si, e aí passado o grande evento a sensação é de vazio.

Depressão Pós Casamento: Eu tive

Eu não sou psicóloga nem especialista, mas acredito que sofri depressão pós casamento, por um curto período.
Quem me conhece e acompanhou, sabe que me envolvi demais nos preparativos do meu casamento, e no retorno da lua de mel, me vi em um avião, rumo ao outro lado do mundo, longe da minha família, amigos, e as coisas que amo no Brasil, meu esposo a única pessoa que tenho aqui trabalha o dia todo.
Eu queria ter alguém pra conversar, contar as coisas que não me deixaram satisfeitas no casamento, saber o que as pessoas mais próximas tinham achado, falar, falar e falar sobre casamento…
Agora vejo que na verdade eu estava em uma tentativa desesperada de estender a sensação que uma noiva tem desde o dia que é pedida em casamento até o grande dia, a de estar profundamente mergulhada no universo casamento.
Pra minha sorte meu esposo é muito compreensivo, carinhoso, me ouve e me aconselha muito, e me deu todo o apoio que precisei nessa fase, e eu  com minha personalidade forte, extrovertida, procurei ocupar meu tempo com atividades que gosto, e graças a Deus não mergulhei de cabeça nesse problema que pode se tornar grave.

As noivas que ainda estão planejando seus casamentos, aproveitem muito, vai acabar, e vocês terão que estar preparadas para aceitar esse fato, a vida é feita de fases com momentos únicos, e por isso tão belos.
Aceitando isso vocês estarão com o caminho livre para viver uma outra fase linda que é o início da vida de casados, que também tem suas maravilhas, e com certeza muitos momentos especiais e únicos ainda virão, o que precisamos é curtir cada fase de nossas vidas com sabedoria e paixão!

A depressão pós casamento existe sim, é um assunto sério e deve ser tratado como tal, em alguns casos a ajuda de um profissional pode ser necessária, por isso se você está passando por esse problema, não hesite em procurar ajuda.

Se você teve essa experiência ruim, não deixe de compartilhar conosco, pode ser importante para alguém que ainda pode estar passando pela depressão pós casamento.

Até o próximo post,

Au revoir!

Imagem: RADARXLOVE https://www.flickr.com/photos/radarxlove/

 

Comments

comments

2 comments

  1. Wanessa says:

    Meu casamento foi mto dificil, eu e meu noivo fizemos tudo sozinhos,cuidei de cada detalhe e era tanta coisa junta… e mto pouca compreesao de algumas pessoas que estavam perto de mim…agora vejo um vazio, a correria acabou e agora ja estao me cobrando um filho,estou exausta de tudo e todos…

    • Tamyres Milanez says:

      Oi Wanessa, organizar um casamento não é tarefa fácil, nos deixa com os nervos à flor da pele, mas não deixe esse sentimento de exaustão continuar na sua vida de casada, ou isso pode até afetar seu casamento. Quanto aos filhos essa é uma decisão que cabe somente à você e seu esposo, é difícil aguentar a pressão, sei bem como é, mas isso é uma escolha muito particular, sua família tem que esperar o seu tempo! Beijos e melhoras!

Deixe uma resposta